Vilela lidera com folga sobre Alcides no segundo turno, revela Paraná

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Paraná Pesquisas entre os dias 10 e 13 de outubro de 2024 revelou o cenário eleitoral para o segundo turno das eleições em Aparecida de Goiânia. De acordo com o levantamento, Leandro Vilela (MDB) lidera a disputa com 54,1% das intenções de voto, enquanto seu adversário, Professor Alcides (PL), tem 35,7%.

Esse foi o primeiro levantamento sobre o segundo turno na cidade e contou com a participação de 740 eleitores, com uma margem de erro de 3,7 pontos percentuais. A pesquisa, registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número GO-02580/2024, mostra uma vantagem significativa para Vilela na corrida pela prefeitura.

Intenções de Voto Espontâneas

Na sondagem espontânea, onde os eleitores respondem livremente sem a apresentação de nomes, Leandro Vilela também aparece à frente, com 38,4% das intenções de voto. Professor Alcides tem 27,8%, enquanto 26,6% dos entrevistados se declararam indecisos ou não souberam responder. Outros 6,9% afirmaram que votarão em branco ou anularão o voto, e 0,3% mencionaram outros candidatos.

Perfil dos Eleitores

A pesquisa detalhou ainda as preferências de voto por gênero e faixa etária. Entre as mulheres, Leandro Vilela lidera com 59,3%, enquanto Professor Alcides tem 30,3%. Já entre os homens, Vilela aparece com 48,1% e Alcides com 41,8%. No grupo mais jovem, de 16 a 24 anos, Alcides tem uma leve vantagem, com 49% das intenções de voto, contra 40,4% de Vilela. No entanto, nas faixas etárias acima de 25 anos, Vilela domina, com destaque para o grupo de 25 a 34 anos, em que ele possui 53,8%, e o de 45 a 59 anos, com 57,8%.

Vilela também se sai melhor entre os eleitores com menor nível de escolaridade. Entre aqueles com ensino fundamental, ele tem 50,4% das intenções de voto, enquanto Alcides aparece com 36,8%. Entre os eleitores com ensino médio, Vilela tem 55,6% e Alcides, 34,6%.

Análise

A pesquisa revela uma vantagem clara para Leandro Vilela, mas ainda há um número expressivo de eleitores indecisos, o que pode modificar o cenário nas próximas semanas. O levantamento seguiu um rigoroso processo metodológico, com controle de qualidade, geolocalização e auditoria em 20% das entrevistas, garantindo a precisão e a confiabilidade dos dados.

Últimas

Zema visita Goiânia e Anápolis, deixa Alcides de fora e gera queixas

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, esteve em...

Mineradora em Faina perde R$ 4 milhões devido a quedas de energia

A Equatorial Goiás, responsável pelo fornecimento de energia elétrica...

Mais de 30 milhões não votaram no 1º turno das eleições

Dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) indicam que...

Anápolis recebe encontro de corais e FAMU com shows e oficinas

Anápolis será o epicentro de uma intensa programação cultural...

Zema visita Goiânia e Anápolis, deixa Alcides de fora e gera queixas

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, esteve em Goiás nesta semana para apoiar os candidatos do PL nas cidades de Goiânia e Anápolis,...

Mineradora em Faina perde R$ 4 milhões devido a quedas de energia

A Equatorial Goiás, responsável pelo fornecimento de energia elétrica em Faina (GO), tem enfrentado uma enxurrada de críticas devido às constantes interrupções no serviço,...

Mais de 30 milhões não votaram no 1º turno das eleições

Dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) indicam que mais de 30 milhões de eleitores brasileiros não participaram do primeiro turno das eleições municipais,...