A programação especial da Semana da Criança no Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia – Iris Rezende Machado (HMAP) foi finalizada com a visita da égua Luziânia, do Regimento Montado da Polícia Militar de Goiás. A sessão de equoterapia encantou as crianças internadas e proporcionou um momento de alegria para os pequenos pacientes. Um dos momentos mais marcantes foi quando Shayra Victoria, de 8 anos, emocionada após sua primeira experiência cavalgando, disse: “Mamãe, eu não quero ir embora do hospital”.
Shayra está em tratamento no HMAP, que é gerido pelo Hospital Israelita Albert Einstein desde 2022, e foi uma das beneficiadas pela equoterapia com a égua Luziânia. Desde que a ação foi iniciada em outubro de 2022, cerca de 450 pacientes já participaram dessa atividade terapêutica. A equoterapia, que utiliza cavalos como parte de um processo terapêutico, traz benefícios físicos e emocionais aos pacientes.
Durante a ocasião, os Policiais Militares que participaram da atividade, Sargento Lopes e Cabo Soraggio, foram homenageados pelo diretor regional do Einstein, Felipe Piza. Eles receberam uma estatueta que simboliza uma criança e um cavalo, como reconhecimento pela parceria do regimento nas sessões de equoterapia realizadas no hospital.
Semana da criança no HMAP
De 7 a 11 de outubro, o HMAP ofereceu diversas atividades lúdicas e recreativas para as crianças internadas. Na segunda-feira, houve pintura facial e esculturas de balões para pacientes e funcionários. Na terça, personagens fantasiados visitaram as crianças nas enfermarias e na UTI. Na quarta, um lanche especial com milkshakes foi servido junto com uma sessão de cinema. Na quinta, os voluntários do Einstein distribuíram brinquedos, e a Banda HMAP, formada por colaboradores, fez uma apresentação musical. A semana foi encerrada com a sessão de equoterapia com a égua Luziânia.
A médica pediatra intensivista Quissila Neiva explicou que essas ações ajudam a aliviar a ansiedade e o medo, promovendo um ambiente mais leve e acolhedor para as crianças. Ela também destacou que atividades como essas aumentam a produção de endorfina, melhorando o bem-estar dos pacientes durante o tratamento.
No momento, 11 crianças estão internadas na enfermaria e outras seis na UTI do HMAP. Desde o início do ano, o hospital já realizou 157 cirurgias pediátricas.
Sobre o HMAP
Inaugurado em dezembro de 2018, o Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia é o maior hospital público do estado de Goiás, construído por uma prefeitura. Sob a administração do Einstein desde junho de 2022, a unidade tem mais de 1.100 colaboradores e oferece tratamentos de alta complexidade, como hemodinâmica e cirurgias bariátricas. O hospital conta com 10 salas de cirurgia e 235 leitos, sendo 10 de UTI pediátrica e 39 de UTI para adultos.
Nos primeiros seis meses de gestão do Einstein, o tempo médio de internação caiu de 9,5 para 5 dias, e a taxa de mortalidade foi reduzida de 15,33% para 3,6%. Iniciativas como mutirões de cirurgias também ajudaram a diminuir consideravelmente as filas de espera para cirurgias eletivas.