Banco Central anuncia normalização do PIX após falha técnica

Na manhã desta segunda-feira (14), clientes de vários bancos em todo o país enfrentaram dificuldades para utilizar o sistema PIX, que ficou temporariamente indisponível. O Banco Central confirmou que houve “problemas técnicos” no sistema, mas afirmou que a situação foi resolvida ainda pela manhã.

Em comunicado oficial, o Banco Central explicou que o problema ocorreu no Sistema de Pagamentos Instantâneos (SPI), responsável por operacionalizar o PIX. “As equipes do Banco Central atuaram rapidamente e o problema já foi solucionado”, destacou a nota.

Interrupções em diversos bancos

A falha afetou os maiores bancos do país, como Bradesco, Itaú e Santander. Segundo o DownDetector, serviço que monitora falhas em sistemas digitais, houve um aumento significativo de notificações de erro na manhã desta segunda-feira, com 11 dos 12 sites mais afetados pertencendo a instituições financeiras ou de pagamento.

Os aplicativos dos bancos exibiam diferentes mensagens para informar os clientes sobre a instabilidade. O Bradesco, por exemplo, sugeria que os clientes realizassem transferências via TED, enquanto o C6 Bank informava que o sistema estava passando por atualizações. O Itaú relatou em nota que havia detectado o problema e monitorava a situação em parceria com o Banco Central.

Por volta de 12h08, o Santander anunciou que seu sistema havia sido restaurado, confirmando que as operações com o PIX estavam funcionando normalmente.

Orientações para usuários

O Itaú Unibanco orientou os usuários a não tentarem refazer as transações em caso de erro, a fim de evitar possíveis duplicidades nos pagamentos. A instituição também afirmou que segue acompanhando o processo de estabilização do sistema, em conjunto com o Banco Central.

Embora o problema tenha sido resolvido rapidamente, a falha na manhã desta segunda-feira causou desconforto para muitos usuários, que precisaram recorrer a métodos alternativos, como o TED, para realizar suas transferências.

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